sábado, 30 de maio de 2009

Citroën - Créative Technologie

Tecnologia é o tema da peça veiculada atualmente, do modelo da montadora Francesa, que acaba de chegar ao país, o C4.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

VW Gol - Use sem dó!

Outra peça da VW que recebeu denúncias de consumidores foi umas das utilizadas na campanha sobre o VW Gol, líder de vendas da montadora. As peças retratavam diversas situações em que o automóvel vencia com facilidade obstáculos que lhe colocavam à frente, sendo que cada uma era chamada de "verdades sobre o Gol número tal". Leia abaixo o resumo da representação e o parecer emitido pelo CONAR:

“Verdades sobre o Gol n° 72″
Representação n° 61/07Autor: Conar, a partir de queixa de consumidor

Anunciante e agência: Volkswagen e Almap/BBDO

Relator: João Monteiro de Barros Neto

Segunda Câmara Decisão: Arquivamento

Fundamento: Artigo 27, nº 1, letra “a” do Rice
Um consumidor carioca e uma consumidora de Cascavel queixaram-se contra comercial de TV da Volkswagen que afirma que o “O Gol não passa na lombada. A lombada foge antes” e recomenda que o consumidor “use sem dó”. Segundo as denúncias, a peça faz sugestão de direção em velocidade excessiva e desrespeito às regras de trânsito.
Anunciante e agência esclareceram que a peça foi inspirada em uma brincadeira que circula na internet sobre “As verdades sobre Chuck Norris”, onde o ator é citado com feitos fantasiosos e hilários, sem nenhuma conotação negativa ou afronta ao Código.
O relator concordou com os argumentos da defesa e recomendou o arquivamento da representação, aceito por maioria de votos.



Fonte: http://www.conar.org.br/


Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Ojzx2hk3sUU

quarta-feira, 27 de maio de 2009

VW Jetta - Esse deu o que falar!

Uma peça que deu o que falar foi o vídeo para TV utilizado quando do lançamento, no país, do VW Jetta. No intuito de evidenciar a potência do automóvel como um diferencial entre seus concorrentes, a produção da Almap/BBDO foi alvo de denúncias ao CONAR. Leia abaixo o resumo da representação e o parecer do CONAR sobre a referida peça.


“NOVO JETTA – PARA QUEM SE CONTENTA COM
MUITO”
Representação nº 115/07
Autor: Conar, a partir de queixa de consumidor
Anunciante e agência: VW e Almap/BBDO
Relator: Luís Carlos Galvão
Primeira Câmara
Decisão: Arquivamento
Fundamento: Artigo 27, nº 1, letra “a” do Rice
Para consumidor paulistano, comercial de TV da VW é inadequado por mencionar a regra que veda a utilização do excesso de velocidade como argumento para promover o automóvel. Na peça, que mostra a reunião entre cliente e agência, o cliente diz que o carro está correndo demais no comercial e que não pode incentivar esse tipo de comportamento. A defesa explicou que o comercial foi ambientado em uma agência de publicidade para demonstrar as qualidades e diferenciais do veículo, sem nenhum incentivo de desrespeito às leis de trânsito, mostrando apenas uma situação de ultrapassagem. O relator deu razão à defesa e recomendou o arquivamento da representação, aceito unanimemente.




terça-feira, 26 de maio de 2009

Punto TJET

Dentre as peças do setor automotivo, veiculadas atualmente, podemos destacar o vídeo para TV do Fiat Punto TJET. Trata-se de um dos modelos esportivos oferecidos pela fabricante. Esportivo de corpo e alma, o Punto TJET é equipado com motor 1.4 turbo 16V de 152 cavalos. O vídeo foi gravado no Autódromo Internacional de Curitiba, uma corrida de arrancada entre o referido modelo e um Dragster. Mas chega de papo! Confira o vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=7cCGtKt_xqE

midiAutomotiva na estrada!

"Apaixonado por carros como todo Brasileiro." É com este famoso slogan, utilizado na campanha dos Postos Ipiranga, que dou início às atividades do blog midiAutomotiva. O objetivo deste blog é comentar as principais peças publicitárias, do setor automotivo, veiculadas no país. E não pense que vou tratar apenas das campanhas premiadas nos grandes festivais, aqui serão também mostradas campanhas que sofreram sanções por descumprir o previsto no CONAR (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária). Comente!